Bem vindo ao meu blog.Um espaço para falar de tudo um pouco, porque nada pode ser mais mágico do que a realidade

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pompéia, uma cidade na história


Olá,

Como sempre, dei uma sumidinha...

Confesso que estava com saudades de postar, pensei algumas vezes “isto vale um post”, mas quando chega à noite faço outras coisas e o bloguinho termina ficando pra depois.

Contudo, li um romance ontem, acredito que entraria na categoria de conto, em que a história ocorria em Pompéia, no ano que ocorreu a explosão do Vesúvio.Foi tão bem descrito a época que fiquei com muita vontade conhecer um dia o que restou da cidade.

Quando a gente fala da Itália, lembramos de Roma, Veneza, Florença e nem lembraos de Pompéia e Herculano.Talvez por trazer uma carga de tragédia e tristeza.

A explosão do Vesúvio de 79 d.C. foi uma das maiores já registradas na história, tendo conseguido fazer sumir as cidades de Pompéia e Herculano.

Pompéia era uma cidade de “luxo”, como uma colônia de férias pertencente ao antigo Império Romano, onde as pessoas mais abastadas iam viver.O interessante que lá existia um lugar que se chamava Lupanário onde ficavam as prostitutas.

Tem uma carta do jovem Plínio que fala deste local em Pompéia e da vocação da cidade

“Contudo, é preciso dizer que a considerável popularidade da cidade se devia, em certo grau, a seu encorajamento ao que só posso chamar de demandas menos espirituais dos seres humanos. Numa palavra, julgava-se que em Pompéia se permitiam muito mais coisas que em qualquer outra parte.

Já mencionei o grande número de tavernas, casa de vinho e locais de jogo; era um número considerável, mas talvez não excessivo. Mas não descrevi, uma vez que de mortuis nil nisi bonum, o que é suficientemente lisonjeiro para deixar passar, o bairro de Pompéia atravessado pelo que viemos a conhecer como Vico degli Schleteri, e que era dedicado aos prazeres da carne. Numa palavra, era um bairro de bordéis, embora na verdade com alguma classe e quase, podia-se dizer, delicadeza. Os pompeianos desfrutavam seus prazeres com elegância, para não dizer seriamente. Eu me lembro de que, quando era um jovem rústico, fui levado pelo pai de meu amigo Jucundus ao lupanar, o melhor bordel para cavalheiros, e fiquei espantado com as pinturas ilustrativas nas paredes. Jamais me ocorrera que haveria tantas variantes acrobáticas para o que eu até supunha fosse um ato relativamente simples. Ninguém, eu garanto, poderia visitar aquele lugar estimulante sem adquirir uma fortuna de idéias novas.

Eitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Fico impressionada que sem nada de recursos que temos hoje, as construções eram belíssimas, vi umas fotos lindas da cidade,tudo era feito de pedra, até as camas (ai, minha coluna suhauhsua).

A cidade foi soterrada pela lava, pelas cinzas e pelas pedras que criaram uma camada de cerca de 10 metros sobre a cidade. E ficou assim por mais de 1000 anos até ser encontrada por acaso. Em 1748 iniciaram-se as primeiras e primitivas escavações.

E hoje o que se vê lá são casas e templos, algumas esculturas, pinturas, escritos… enfim… toda uma cidade em ruínas, mas que, porém, conseguiu manter o que há de essencial para que você possa imaginar como era aquela cidade naquele tempo.

Banhos públicos

Cozinha

Quando vejo as fotos fico imaginando quem eram aquelas pessoas...eram escravos?Livres ? Felizes ? Infelizes?

Li que sessenta gladiadores profissionais foram encontrados em seus quartéis, dois ainda acorrentados à cela. Estranhamente, entre eles havia o corpo de uma mulher ricamente vestida que está sendo motivo de estudos.E aí como sou uma pessoa romântica fico pensando : o que esta digníssima Romana estava fazendo lá? Tinha um amante? Resolveu morrer ao lado dele? Quem era ela?

Casa dos Gladiadores

Acredita-se que morreram com a explosão de Vesúvio cerca de 16 000 pessoas, cerca de 80% da população.Não há como não olhar as imagens das pessoas que morreram nesta tragédia e não se comover.Ficaram para história,infelizmente cercados pela tragédia.

Bjusssssssssssss e até mais

P.S: Não sei o que aconteceu com a formatação desta postagem.Quando escrevi não estava com estes espaços e a carta do Plinio, o Jovem, era para estar colorida...Mexi e continua do mesmo jeito....então perdão vai ter q ficar assim....

P.S 2: Links da pesquisa

http://www.starnews2001.com.br/pompeia-79.html

http://www.natgeo.com.br/br/especiais/pompeia/

https://reflexoesdehistoria.wordpress.com/2011/01/26/pompeia-2/

3 comentários :

Anônimo disse...

1- Liz , estou hiper super mega contente de vc voltar ... não suma ... vc é uma das pessoas que quando some agente .. fica pensando .. cadê ... cadê ....
O Post , um dica se você adorou o historia , fotos e tals , vc deverá adorar um especial sobre Pompeia que a Hystory Channel, passou e é muito fácil achar ele na net para download .. é belíssimo toda a pesquisa feita para esse especial :)

Um bj :)

Unknown disse...

Estive em Pompéia em Novembro de 2013 achei interessante ,porem triste e como disse nossa amiga é curioso,fiquei imaginando como seria aquelas pessoas e como gostavam de orgias...O guia que nos levou contou cada história de arrepiar,mas enfim foi muito bom ter visto tudo de perto...abraços.

Unknown disse...

Estive em Pompéia em Novembro 2013.Pompéia é ruínas de uma cidade no minimo curiosa,pude imaginar de perto com seria aquelas pessoas que por lá viveram ,e como gostavam de orgias,dizem por lá que a cidade foi destruída por castigo de Deus de tanta luxuria,mas enfim foi bom conhecer a história em si...abraços.

Postar um comentário

Vai comentar \o/ ? Brigaduuuuuuuu